G03

Vejam bem-vindos à página do grupo 3.
O nosso grupo é constituído pelos seguintes elementos:
Carina Martins
Luís Gomes
Nuno Torres
Rita Mimoso

15-03-2010

SESSÃO SOBRE O SAS
No texto abaixo, o nosso grupo faz referência a algumas das coisas que foram ditas na sessão de hoje sobre o SAS.

Jmp – é um programa de estatística que está disponível para estudantes e empresas. Sendo que, o programa para estudantes tem um prestação anual reduzida de apenas 50€.

IDEAS- software para as empresas na área da Hotelaria. Este software serve fundamentalmente para optimizar o aluguer de quartos.

Teragram – não é um software, mas sim uma empresa que a SAS comprou. Esta empresa tem como objectivo principal a criação de softwares que permitem transformar a linguagem oral em escrita, através de um processo automático.

O SAS é constituído pelas seguintes áreas:

- Área de integração – capacidade de colectar e integrar os dados. Recolhe dados de todo o tipo de ficheiros. Uniformiza a informação de dados distintos de uma empresa. É útil para standardizar informação como: código postal, nomes da empresa. Ou seja, permite assegurar a qualidade dos dados da empresa. Permite retirar a documentação e informação de todas as áreas da empresa.
• Metadata Management - permite, por exemplo, simular o ambiente de produção. Desta forma, o gestor poderá simular algumas decisões e perceber virtualmente qual os efeitos que essas decisões provocaria. Dessa forma, saberá com mais certeza a decisão a tomar na realidade.

- Área Analítica – maior área do SAS e que a diferencia dos concorrentes. Permite saber “o que aconteceu? Onde? E quando?”, através do desenho de cenários.
• DataVisialision – possui ferramentas que permitem melhorar o visual do sistema.
• Forecasting and Ecometrias – tratamento de dados temporais
• Langescale Automatic Forecasting – usado, por exemplo, pela Robialac – Tintas, que usa o sistema para automatizar o processo de compra de matérias-primas.
• Investigação Operacional – por exemplo, para optimização de linhas de transporte
• Text Miner – capacidade do software saber distinguir o significado de um dado.
• Model Manager – capacidade de avaliar se o modelo que está instalado no computador está ou não actualizado
• SAS Reporting – indicadores visuais que permite analisar a situação da empresa através de gráficos.
• Web Report Studio – software que permite a criação de relatórios on-line
• Add-In from Microsoft Office – A empresa apenas tem que seleccionar os dados que pertence que sejam analisados e o sistema agrupa-os através de gráficos, tabelas, etc.

Para além destas áreas, o SAS também oferece algumas soluções para as seguintes área: financeira, cliente, operações (perfomance), risk.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License